Marketing Multinivel II

O que não fazer no negócio TIENS

Submitted by Alexandre Duran on 21/04/2009 – 10:04 pm No Comment

Neste rápido texto enviado por um amigo de Portugal que está desenvolvendo o mercado da TIENS lá ele descreve algumas coisas básicas sobre o que evitar e que erros são os mais comuns neste negócio.

Alguns problemas que os principiantes de Network Marketing costumam ter:


1 - Não ter apoio do Upline.

Depois de uma pessoa se juntar a um novo programa de Marketing de Rede, ele ou ela está vulnerável e precisa de toda a ajuda de quem já está na indústria há mais tempo.

Em muitos casos, os uplines não ajudam ativamente. Isto acontece muito quando o uplines apenas se preocupam em patrocinar tantas pessoas quanto podem, sem se preocuparem com o negócio dessas mesmas pessoas. Eu costumo dizer que estas pessoas apenas inscrevem outras, e não vão ter muito sucesso nesta indústria enquanto não perceberem a verdadeira arte de patrocinar.

Na maior parte dos programas de Marketing de Rede, é importante que a pessoa receba assistência e treino imediatos, assim como ferramentas que existam. Caso contrário as hipóteses de “sobrevivência” são mínimas.

2 - Não existem planos B!!!

Deixe-me dizer-lhe que realmente este ponto é na minha opinião o verdadeiro problema do Marketing de Rede. Na maioria dos casos não existem planos B. Ou seja, se alguém não estiver a ter sucesso por algum motivo, as pessoas não têm alternativas! Normalmente dizem que é falta de motivação e que é preciso acreditar mais. Mas eu digo-lho o seguinte, qualquer pessoa pode falar com os amigos e conhecidos sobre o seu negócio (pelo menos aos que estão igualmente interessados num negócio próprio) mas e depois? Tem de ir para a rua quando não tiver mais ninguém para falar?

3 -  Não existe um verdadeiro sistema de duplicação.

Se na maior parte das vezes nem existe um sistema eficaz nas organizações do Marketing de Rede então o que dizer da duplicação. Mais, a duplicação nos dias de hoje é muito, mas muito mais fácil de conseguir através da Internet. Só é necessário ter um sistema eficaz a funcionar, que se possa duplicar para todos os membros de uma equipe, e ter um curso de formação disponível para as pessoas aprenderem como utilizar esse mesmo sistema.

A TIENS TEM ESTE SISTEMA

4 - Não assistir ao eventos da companhia.

Qualquer companhia de Marketing de Rede tem pelo menos um grande evento corporativo anualmente. Este evento é obrigatório para quem quer realmente ter sucesso nesta indústria. Aqui vai conhecer novas pessoas, novas experiências, novas formas de trabalhar, novas culturas, etc. Vai ver pessoas a ter muito sucesso, que não têm nada a mais que você (e isto vai intrigá-lo, e vai pensar: se este consegue eu também consigo!). Vai conhecer os líderes, aprender com eles, e é nestes eventos que vai perceber a verdadeira dimensão da companhia.

5 - Não se comprometer a ficar algum tempo (mínimo 2 anos)

Abrir qualquer empresa leva tempo, e isto é igual num negócio de Marketing de Rede.

É importante que as pessoas percebam que se estão a abrir um negócio novo, numa área que ainda não têm experiência, então vão ter de disponibilizar algum tempo para aprenderem, e para se formarem. Não há milagres. Se quer tirar o máximo potencial desta indústria então tem de perceber que vai ter de aprender ainda muita coisa, e isto leva tempo. A vantagem é que enquanto aprende já pode estar a ganhar algum dinheiro.

Mas faço-lhe um desafio, vá investigar os grades líderes desta indústria, as pessoas que estão a grande muito dinheiro mesmo, e perceba há quanto tempo estão eles envolvido nesta indústria!

 

Acompanhamento e Folow-UP

Submitted by Alexandre Duran on 12/05/2009 – 3:31 amNo Comment

Um passo bastante determinante neste empreendimento é conduzir corretamente o processo de patrocínio de uma pessoa. Isto quer dizer que após mostrar o plano de negócios para um convidado, é imprescindível que saibamos o que fazer. Nesta hora, PRECISAMOS ESTAR LIGADOS PARA O ACOMPANHAMENTO.

O trabalho não pára quando um convidado seu chega para assistir a uma Reunião Aberta pelo contrário – está apenas começando.

Quando a apresentação termina, começa o processo de patrocínio. O roteiro é mais ou menos esse:

  1. Fazer o fechamento – “Vamos começar?”, “Aqui está o cadastro, você preenche seu nome aqui…”
  2. Caso não seja possível efetuar o cadastramento, tire as dúvidas que aparecerem no momento mas lembre-se – NÃO FAZER UMA NOVA APRESENTAÇÃO PARA O CONVIDADO QUE ACABOU DE ASSISTIR UMA!! Tire as dúvidas que ele tiver, mas não sobrecarregue de informação.
  3. Mais importante - Marque para encontrar a pessoa em até 48 horas para tirar as dúvidas. Para isso, é importante deixar um material qualquer com a pessoa para que você possa depois pegar. Deixe o compromisso marcado na agenda. Não marque de ligar ou dele te ligar.
  4. Quando encontrar com ele de novo, 48 horas depois, tire as duvidas e faça o fechamento.

Já vi muitas pessoas terem um convidado em reuniões e depois nunca mais conseguirem falar com ele e acabam perdendo o contato, até por vergonha. As pessoas tem medo de ser chatas, e nós não queremos ser chatos. Se você marca de ligar depois e não consegue falar com a pessoa, acaba tendo que ligar várias vezes e se torna mesmo um chato. Tenha postura, mostre que seu tempo é valioso e marque seus acompanhamentos no dia em que a pessoa vir o plano.

Caso a pessoa já assine o cadastro no dia do plano, é importante também marcar de encontrá-la com certa rapidez para ajudá-la a iniciar o negócio, ensiná-la como convidar as pessoas, etc.

Desta maneira você está sendo profissional, educado, firme e seguro com seu negócio.